28/03/2010

Recapitulando OS PÉS




A evolução da dança foi o feito de um homem, CHARLES-LOUIS-PIERRE DE BEAUCHAMPS. Por testemunhos dé sua época soube-se que ele teve um papel decisivo na elaboração e na codificação da técnica clássica. Foi ele, principalmente, quem definiu as cinco posições básicas. Pierre Rameau afirma:"O que chamamos de posição não passa de uma proporção correta que descobrimos para afastar ou aproximar os pés numa distância medida, em que o corpo encontre seu equilíbrio ou seu eixo sem incômodo, andando, dançando ou parado. As posições foram estabelecidas pelos cuidados do falecido M. de Beauchamps, cuja ideia era organizar adequadamente esta arte. Não se as conhecia antes dele". (le Maître à danser, Paris, 1725).

O ballet possui 5 posições básicas. Para mudar de uma posição para a outra o pé desliza pelo chão passando da 1/2 ponta para a ponta afastando a perna de trabalho da perna de base, o que chama-se degagé. Não esqueça que deve-se respeitar sempre o en dehors das pernas.

1ª posição(a): Os pés devem estar unidos virados para fora, o que no baby class chamamos de pé de palhaço.
2ª posição(b): Igual a 1ª, mas com os pés afastados - distância de um degagé à la seconde -. Certifique-se de que os pés estão com a sola completamente no chão e seu corpo não fique pendendo para os lados, mantenha-se equilibrado no centro de seu eixo.
3ª posição(c): A perna de trabalho é cruzada até o meio do outro pé frente à perna de apoio.
4ª posição(d):Partindo da 3ª posição, leve a perna de trabalho à frente numa distância de um pé num degagé devant, deslizando o pé de trabalho pelo chão e posicione frente ao outro pé. Há também nesta posição uma variação lateral.
5ª posição(e): Partindo da 4ª posição coloque o pé de trabalho exatamente em frente e junto ao pé de apoio.

ESSE VÍDEO É BEM DIDÁTICO E FACILITA A COMPREENSÃO:

VOCABULÁRIO:
1st = 1ª posição
2nd = 2ª posição
3rd = 3ª posição
4th = 4ª posição
5th = 5ª posição


Um comentário:

  1. Oi, amiga! Vim ver o layout como ficou no seu blog. Que cantinho legal esse seu! Eu estudei balé quando era bem pequenininha. rsrsrs Depois fui pras aulinhas de piano e por lá fiquei.
    Olha, acho que se você diminuir seu banner ficará bem melhor, pois a imagem não passará pra cima do layout.
    Lá no blog tenho um layout prontinho e super adequado ao seu blog, ele se chama Layout Vida de Bailarina e está neste link: http://amandalayouts.blogspot.com/2010/02/layout-vida-de-bailarina.html
    Acho que você vai gostar dele pois tem uma bailarina de cada lado. Eu particularmente gosto muito, mas sou suspeita, né?
    E o melhor é que ele tá num precinho promocional de R$10,00, com 3 elementos (layout, banner já personalizado com o nome do seu blog e mais a caixinha link-me). E já entrego ele todo instalado no mesmo dia de confirmado o pagamento. Não é legal?
    Tenho também outras opções, com mais elementos e que não acresecenta muito no valor não.
    Passa lá no blog com calma, olha o layout nesse link que te dei e se quiser, entra em contato comigo pelo meu e-mail pingosegotas@hotmail.com que te passo o número da minha conta. Vou ter o maior prazer de deixar ele instalado aqui pra você, pois quando fiz pensei exatamente em algum blog que ensinasse ou falasse sobre balé. O seu blog é perfeito pra ele! Espero sinceramente que você goste. Tenho certeza de que você não vai se arrepender de ficar com o Vida de Bailarina. rsrsrs
    Bjks
    Amanda Layouts

    ResponderExcluir